Que investimento escolher em tempos de crise

A crise atual faz o nosso precioso dinheiro encolher. A alta inflação faz o valor da nossa moeda (real) perder valor frente ao dólar. Então você pode pensar “será que é hora de comprar dólar?”. A resposta é: depende. Não pense que a crise vai fazer o preço do dólar subir eternamente. Pode ser que o preço do dólar tenha subido demais no curto prazo, além do que deveria. Pode ser que o governo entre com alguma política monetária que venha a reduzir essa disparidade no curto prazo, então sem uma análise técnica ou fundamentalista apurada você não deve investir. Antes de continuar, é importante conhecer os conceitos de tesouro direto para poder fazer uma comparação correta.

Breve análise sobre o mercado

Na segunda a Bovespa não abriu em função de feriado em São Paulo, mas os ADRs das companhias brasileiras que são negociadas em Nova York tiveram um pregão de queda acentuada acompanhando nova queda forte no preço do petróleo e das bolsas americanas, por isso o pregão de hoje deve ser de ajuste e o Ibovespa futuro opera em queda de 1,30%. Já os futuros das bolsas americanas operam em leve queda de 0,10%, depois de caírem mais de 1% ontem. Nessa semana tem diversos eventos importantes como a reunião do FED que começa hoje e termina amanhã, mas nessa reunião os juros não devem aumentar, as previsões do mercado é que ele volte a subir na reunião de março ou junho apenas. Hoje, nos EUA, às 12h sai o S&P/Case-Shiller de preços dos imóveis em novembro. Às 12h45 sai a preliminar de janeiro do PMI/Markit de serviços e às 13h sai a confiança do consumidor da Conference Board. Esta noite sai o balanço da Apple. Na sexta sai a primeira estimativa do PIB/4T nos EUA.

No Japão, sai na madrugada de sexta a decisão de política monetária que pode trazer ainda mais força ao programa de relaxamento em vigor no país. Também na Europa, sai sexta a leitura preliminar do CPI da Zona do Euro, se o dado de inflação vier fraco a tendência é o BC Europeu manter seu discurso favorável ao relaxamento monetário e eventualmente adotar mais medidas nesse caminho. No Brasil, sai hoje às 10h30, a Nota do Setor Externo de dezembro e do ano de 2015. Na quinta sai o IGP-M fechado de janeiro e na 6ª sai o resultado consolidado do setor público em dezembro e no acumulado do ano passado. O maior destaque por aqui será a ata do COPOM na quinta-feira que tentará explicar o inexplicável depois de o BC manter os juros estáveis na semana passada, uma postura oposta ao que vinha sinalizando ao mercado.

Veja também o artigo sobre aumentar o patrimônio para aprender mais sobre o assunto.

Conheça também o curso futebol milionário.